segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SEGUNDO ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS DE VIÇOSA


Foi no dia 17/11/2011 o 2º Encontro de Motociclistas de Viçosa.
 Localizada na Zona da Mata mineira, Viçosa fica a 225 km de Belo Horizonte e a 410 km de Vitória.


   Fundada em 1926, é tipicamente uma cidade universitária. Tem 72.200 habitantes, fora uma população flutuante de aproximadamente 20.000 pessoas, principalmente composta de universitários da UFV – Universidade Federal de Viçosa, de reputação reconhecida em todo o Brasil.

 
 A população jovem mantém o local em permanente agitação, o que torna a cidade diferente das tradicionais cidades interioranas, mas sem tirar a tão conhecida hospitalidade do povo mineiro.


 Uma característica que logo chama a atenção do visitante é a quantidade de motocicletas que circulam na cidade. Por onde se anda na região central a gente vê por toda parte estacionamentos específicos para veículos de duas rodas.


 

Os organizadores do evento fizeram um excelente trabalho. Tudo ocorreu da melhor forma possível, e o encontro foi indiscutivelmente um sucesso. 








 

Máquinas de todos os tipos





  
As apresentações das bandas de rock foram até a meia noite do sábado.




 E na manhã de domingo,  a volta para casa.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RARIDADE - EMOÇÃO DA VELOCIDADE

Esta postagem não tem nada a ver com motociclismo, mas se você gosta da emoção de velocidade não pode deixar de ver.
Em agosto de 1978, há 33 anos, o cineasta Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de um Ferrari 275 GTB e convidou um piloto de Fórmula 1 para fazer um trajeto no coração de Paris, na maior velocidade que ele pudesse. A hora seria logo que o dia clareasse.
O filme só dava para 10 minutos e o trajeto seria de Porte Dauphine, através do Louvre até a basílica de SacreCoeur. Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua no trajeto O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 260 km por hora em certos momentos. O filme mostra-o furando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres, espantando pombos e entrando em ruas de sentido único. O sol nem havia raiado ainda.
O piloto teria sido René Arnoux, ou Jean-Pierre Jarier ?
Quando mostrou o filme em público pela primeira vez, Lelouch foi preso. Mas ele nunca revelou o nome do piloto e o filme foi proibido.
Se você ainda não viu, prenda a respiração e clique no link abaixo.
Se você já viu, veja de novo. Vale a pena curtir a emoção de passear em Paris como se estivesse a bordo de um Ferrari 275 GTB.


Ligue o som e curta ..IMPORTANTE: use fones de ouvido e aumente ao máximo o volume.
Versão Integral... Raridade ...


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ULTRAPASSAGEM PELA DIREITA NORMAL???

Os motoristas/motociclistas de outros estados sempre acham estranho este comportamento tão comum aqui no ES: A ultrapassagem pela direita é normal!

 Até parece que as autoescolas desta região não ensinam que ultrapassar pela direita é infração sujeita a multa e perda de pontos na CNH! 

Este procedimento comum tem ainda um efeito colateral interessante: o condutor normalmente prefere rodar na pista da esquerda, mesmo em baixa velocidade, e não gosta de “abrir” passagem para quem vem atrás. Raramente existe algum que se desvia para a direita para dar a passagem pela esquerda. Assim, quem estiver atrás, se quiser ultrapassar, terá de fazê-lo pela direita. E aí isto foi ficando, foi ficando... E ficou normal!!!




Segundo o CTB – Código Brasileiro de Trânsito - só há possibilidade de ultrapassagem pela direta quando, em pista de mão única, o veículo à frente estiver na faixa totalmente à esquerda da pista e sinalizando o propósito de ingressar à esquerda. 

Em vias de mão dupla a ultrapassagem pela direita é perigosa (caso do artigo 169 - Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.) porque existe o ponto cego à direta do condutor impossibilitando-o de ter máxima visualização do que está à direta.

O que diz o CBT:
Art. 199. Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração média; Penalidade - multa.
Art. 200. Ultrapassar pela direita do veículo de transporte coletivo ou de escolares, parado para embarque ou desembarque de passageiros, salvo quando houver refúgio de segurança para o pedestre: Infração gravíssima; Penalidade - multa.




ULTRAPASSAR PELA DIREITA É INFRAÇÃO E TIRA PONTOS NA CARTEIRA

 Há aquelas situações onde é permitido passar pela direita, mas o que acontece normal e rotineiramente por aqui são ultrapassagens mesmo!



Mesmo já estando à direita, somos obrigados (o que não é normal) a “conferir” pelo retrovisor para qualquer manobra nessa direção, pois sempre há o risco de ter alguém ultrapassando. 

Tente lembrar-se de quantas vezes, estando de motocicleta, no ritmo normal do trânsito, rodando na pista da direita, você já foi repentinamente ultrapassado, pela direita, por algum motoqueiro apressado!

E parece que os jornais adoram  contabilizar os acidentes com motocicletas....