Um dos fatos mais curiosos sobre acidentes de trânsito é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h. Portanto, apenas manter-se em velocidade baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.
Os acidentes acontecem com maior intensidade nos dias úteis da semana, observando-se uma pequena concentração na sexta-feira. De modo geral, o domingo apresenta a menor frequência de acidentes e o sábado situa-se numa posição intermediária.
Pesquisas mostram claramente a predominância de acidentes das 12 horas às 18 horas, com maior incidência no intervalo entre 16 horas e 18 horas.
Constatou-se também que os acidentes nesse período são mais graves. Testes mostraram que o lusco-fusco provoca um certo "desequilíbrio" na visão de todo ser humano, o que explica a dificuldade em enxergar com nitidez.
O ofuscamento - que ocorre quando o olho recebe um estímulo forte de luz - também piora no horário do lusco-fusco. O nome do fenômeno, aliás, traduz o que ocorre nesse momento do dia. "Lusco-fusco: ofuscamento pela luz".
Médicos alertam, ainda, para um "ponto crítico", que é a sonolência e a vista cansada que acomete os motoristas ao final do dia, além do estresse. "É uma hora em que a pessoa vai precisar muito da visão e não vai ter tanto", afirmam.
A fadiga é um estado que se caracteriza por uma diminuição das capacidades perceptivas, cognitivas e motoras. Prejudica a vigilância, a atenção, a capacidade perceptiva, a resposta reflexa, o tempo de reação e todo o processo de decisão e por isso é perigoso conduzir sob o efeito da fadiga.
50% dos acidentes de trânsito nas rodovias federais envolvem um só veículo. Boa parte deles é devido ao adormecimento momentâneo do condutor ao volante. Isto pode acontecer tanto de dia como à noite. De fato, condutores cansados não resistem à monotonia do trajeto.
O estudo "Morte no Trânsito - Tragédia Rodoviária" - realizado recentemente pelo SOS Estradas detectou que o cansaço é inimigo invisível dos condutores, causando provavelmente 20% dos acidentes e mais de 30% das mortes que ocorrem todos os anos nas rodovias brasileiras.
O condutor cansado demora mais a identificar uma situação de risco e reagir (queda do reflexo). São comuns os acidentes sem marca de frenagem. As consequências são dramáticas, pois quanto maior a velocidade maior o risco de vítimas fatais.
Outro fato interessante é a comprovada incidência de acidentes no período inicial e no trecho final das viagens, independentemente da sua duração.
As ocorrências de acidentes no início dos trajetos acontecem principalmente porque, mesmo estando o motorista fisicamente descansado, ainda se encontra num estado de relaxamento mental, com a mente ainda em fase de "aquecimento" nos quesitos atenção e concentração.
Já a ocorrência no período final do trajeto acontece não só pela fadiga natural resultante do cansaço físico e de um considerável período de atenção concentrada, mas também pela sensação de alívio pela expectativa da chegada, que pode diminuir o nível de atenção e concentração.
Alguns sinais de cansaço
Bocejos frequentes.
Dificuldade em manter os olhos abertos e o foco da visão.
Dificuldade em lembrar o que fez ou viu nos últimos quilômetros rodados.
Dificuldade em manter o veículo na faixa de circulação.
Dificuldade de visualização da sinalização da pista.
Invadir involuntariamente a pista contrária e o acostamento.
Aproximação involuntária no veículo da frente.
Cabeça pesada e dificuldade em mantê-la na posição adequada.
Dificuldade em manter os olhos abertos e o foco da visão.
Dificuldade em lembrar o que fez ou viu nos últimos quilômetros rodados.
Dificuldade em manter o veículo na faixa de circulação.
Dificuldade de visualização da sinalização da pista.
Invadir involuntariamente a pista contrária e o acostamento.
Aproximação involuntária no veículo da frente.
Cabeça pesada e dificuldade em mantê-la na posição adequada.
O que deve ser feito para evitar o cansaço e viajar com segurança
Descansar bastante antes da viagem. Nunca viajar cansado.
Parar sempre que identificar um dos sinais de cansaço.
Evitar dirigir mais de 8 horas por dia.
Descansar pelo menos 15 minutos a cada 2 horas de direção (1hora e meia se for de motocicleta).
Evitar viajar sozinho.
Comer alimentos leves.
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