"A roleta paulista, diferentemente da russa, não era praticada com balas, mas com carros sem placas, de preferência antigos e envenenados. Foi inventada nos anos 50 por jovens da classe média paulista e consistia em acelerar os veículos como bólidos de fórmula 1, para atravessar o próximo cruzamento com qualquer farol do semáforo aceso, inclusive o vermelho. Se batessem em alguém, azar o dele."
Vela como é uma Roleta Paulista no endereço abaixo
Em nossas estradas, pontos de parada como postos de gasolina, lanchonetes, restaurantes, motéis e outros são muitas vezes construídos em locais inadequados e proibidos pelas normas de acesso às margens de rodovias. Muitos não atendem as exigências, principalmente as referentes à visibilidade.
Mas autorizações para as aberturas de acessos frequentemente são obtidas “por baixo do pano” como bem sabemos. E depois de construídos ninguém os tira mais de lá.
É muito importante observar que vários estabelecimentos cumprem as normas de visibilidade, mas considerando somente o alcance visual do lado da mão de direção, ou seja, a visibilidade é segura para a entrada e saída somente pelo lado direito, quando não há a travessia da pista.
Sem uma visibilidade segura, qualquer entrada ou saída da pista de uma estrada é um ato perigoso, uma Roleta Paulista em pequena escala.
Muita gente se julga “o bom”, o “foda” na direção de um veículo. Muitos alegam e acreditam que sua vasta experiência e grande habilidade fazem deles perfeitamente capazes de SAIR de uma situação de perigo.
Mas a pessoa inteligente sabe que a melhor atitude é simplesmente não ENTRAR em tais situações.
Uma das maneiras de evitar “apertos” numa estrada é bem simples: basta procurar parar apenas em estabelecimentos localizados na sua mão de direção. Assim não terá de cruzar a pista, nem na entrada, nem na saída.
Mesmo que ainda assim existam locais de pouca visibilidade, agindo desta forma o risco é muito menor.
Não havendo outra maneira, se tiver mesmo de atravessar a pista, procure sempre que puder um trecho de boa visibilidade, SINALIZE E PARE NO ACOSTAMENTO À DIREITA ANTES DE FAZER A MANOBRA.
QUALQUER TRAVESSIA É ARRISCADA
EVITE VIRAR À ESQUERDA ATRAVESSANDO A PISTA DO SENTIDO OPOSTO
Veja um exemplo infeliz de entrada à direita no endereço abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário