Por: Artur de Araújo Pereira
Quando o veículo da sua frente freia, a ação é automática: seus olhos percebem a luz de freio, passam esta informação ao cérebro, que repassa para o pé, que então pisa no freio para o seu veículo diminuir ou parar.
Estudos feitos há décadas, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão que esta simples operação leva no mínimo dois segundos, numa pessoa de reflexos normais sem “aditivo” de álcool ou outra substância.
A resposta à pergunta do título não é em distância, e sim em tempo, em segundos. Quanto maior for a velocidade, maior será a distância que o veículo rodará em dois segundos. Faça as contas:
A 60 km/h um carro roda 16,66 metros em um segundo, ou 33.33 m em 2 seg.!
A 100 km/h roda 27,77 m/seg., ou 55,55 metros em 2 segundos!
Assim, para evitar colisão traseira ou engavetamentos é necessário manter uma distância de no mínimo dois segundos.
DICA PARA MEDIR OS 2 SEGUNDOS
1 - Escolha um ponto fixo na estrada (uma árvore, placa, pedra, ou poste, por exemplo). Quando o carro da sua frente passar por esse ponto, conte pausadamente "1.001 e 1.002". A contagem deve levar dois segundos. Conte como se estivesse pronunciando: “um mil e um, um mil e dois”. Ou escolha outras palavras cuja pronúncia leve os dois segundos. Exemplo: “um Curitiba, dois Curitiba”, “Belo Horizonte, Belo Horizonte”.
2. Se você passar pelo ponto antes dessa contagem, é sinal de que não está a uma distância segura do carro da frente e então deve reduzir a velocidade.
2. Se você passar pelo ponto antes dessa contagem, é sinal de que não está a uma distância segura do carro da frente e então deve reduzir a velocidade.
A adoção deste hábito, além de tornar a viagem mais segura, ajuda a manter a mente acesa, evitando sonolência.
Atenção:
Em dias de chuva, aumente o tempo para 3 ou 5 segundos, dependendo das condições.
Em dias de chuva, aumente o tempo para 3 ou 5 segundos, dependendo das condições.
LEMBRE-SE QUE MOTOCICLETA SÓ TEM DUAS RODAS, ENTÃO FAÇA AS SUAS PRÓPRIAS ADAPTAÇÕES.
Fonte: Curso de Direção Defensiva ministrado pela DuPont nos anos 70...
Nenhum comentário:
Postar um comentário