quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GUERRA DOS SEXOS: QUEM PILOTA MELHOR?

Fontes: site motordream, revista Veja, jornal A Tribuna.

Quem dirige melhor, o homem ou a mulher?
Esta polêmica existe desde o dia em que a mulher resolveu pegar num volante. 
Os homens sempre se consideraram melhores, mas será verdade?


A revista Veja, em novembro de 2009, mostrou resultados de várias pesquisas que atestaram uma impressionante superioridade feminina ao volante. Pelo menos no que diz respeito à capacidade de evitar acidentes. 
 

Na época desses levantamentos, feito por uma empresa paulista especializada em vistorias de automóveis acidentados, constatou-se que as mulheres causam apenas 25% das ocorrências. E, em geral, as batidas são pequenas. Essas duas razões estão fazendo com que elas sejam contempladas com descontos maiores na hora de fazer o seguro do carro.

 A mesma pesquisa traça um perfil do motorista ideal: mulher, com mais de 35 anos, casada e mãe de filhos pequenos.
A proporção de mortes por acidentes de trânsito é de quatro homens para uma mulher. Cerca de 80% das ocorrências graves são causadas por imprudência. Incluem-se aqui os maus hábitos como dirigir embriagado, abusar da velocidade e andar colado ao veículo da frente.

E COM MOTOCICLETA?






O jornal “A Tribuna” de 08/set/2011 publicou uma pesquisa feita na Itália sobre mulheres motociclistas. Também em duas rodas as mulheres mostraram estar por cima (no bom sentido). Elas lidam melhor com imprevistos pilotando uma motocicleta que os homens.

 Para a maioria dos entrevistados, as mulheres são melhores no trânsito, e ainda uma boa parcela deles acha que elas ainda são mais corajosas que os homens.





  Os adultos consideram uma mulher sensual montada numa moto algo perigoso para os condutores masculinos de veículos, tanto de outras motos, quanto de carros.

 Às vezes a beleza do visual prejudica a atenção, o que pode causar acidentes. Há situações em que os olhos não obedecem aos seus donos!







Entre as mulheres, 57% das motociclistas com mais de 45 anos acham que andar de moto é ecologicamente mais consciente do que de carro. Ainda que as mais jovens (19%) achem que motos são mais perigosas.

Ao menos o povo italiano reconhece que andar de moto não é mais uma exclusividade masculina, e segundo análise dos resultados, uma mulher jamais perde a feminilidade ao pilotar uma moto, pelo contrário. E ainda são melhores pilotos do que muitos homens.


Segundo o jornal “A Tribuna” as mulheres já entraram para valer no mundo das duas rodas. Matéria de 17/09/2011 afirma que, de acordo com o DETRAN- ES, existem 30.379 mulheres motociclistas na Grande Vitória.
Na mesma matéria, o jornal informa que o Capitão chefe do setor de ocorrências do Batalhão de Trânsito da PM confirma que elas respeitam mais as leis, são mais cautelosas, seguras e prudentes.
 Palavras do capitão: ”A cada vez que vejo encontros de motociclistas, percebo mais mulheres saindo da garupa e indo pilotar. Elas também gostam da sensação de liberdade”.


Mas algumas bem que podiam continuar com seus carros, ou em casa...



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EVENTOS EM OUTUBRO EM VILA VELHA E GUARAPARI

 TRANSCREVEMOS OS CONVITES ENVIADOS PELO ROMILDO, CONSELHEIRO DO BRAZIL RIDERS - ES.

07 A 09: 13º Aniversário dos Répteis do Asfalto, na Praia de Itaparica – Vila Velha.

21 A 23: 2º Guarapari Moto Fest, organização dos Bucaneiros do Litoral, Piratas do Litoral e Dragões Azuis. Local: Kart Indoor (Arena Carone)

AGENDE ESTES ENCONTROS, PRESTIGIE NOSSO MOTOCICLISMO!

Evento de Vila Velha: Para o pessoal que for pernoitar haverá camping coberto, além de uma boa rede hoteleira na região.







2o. GUARAPARI MOTO FEST - 21 A 23 DE OUTUBRO DE 2011




FIQUE LIGADO... VEJA OS FILMES SOBRE GUARAPARI.
http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/component/content/article/135-tvprefeitura/267-tv-prefeitura.html



NUNCA ANDE COM O PISCA ALERTA LIGADO.

GERA MULTA E PODE CAUSAR ACIDENTES EM NEBLINA.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SEGUNDO ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS DE VIÇOSA


Foi no dia 17/11/2011 o 2º Encontro de Motociclistas de Viçosa.
 Localizada na Zona da Mata mineira, Viçosa fica a 225 km de Belo Horizonte e a 410 km de Vitória.


   Fundada em 1926, é tipicamente uma cidade universitária. Tem 72.200 habitantes, fora uma população flutuante de aproximadamente 20.000 pessoas, principalmente composta de universitários da UFV – Universidade Federal de Viçosa, de reputação reconhecida em todo o Brasil.

 
 A população jovem mantém o local em permanente agitação, o que torna a cidade diferente das tradicionais cidades interioranas, mas sem tirar a tão conhecida hospitalidade do povo mineiro.


 Uma característica que logo chama a atenção do visitante é a quantidade de motocicletas que circulam na cidade. Por onde se anda na região central a gente vê por toda parte estacionamentos específicos para veículos de duas rodas.


 

Os organizadores do evento fizeram um excelente trabalho. Tudo ocorreu da melhor forma possível, e o encontro foi indiscutivelmente um sucesso. 








 

Máquinas de todos os tipos





  
As apresentações das bandas de rock foram até a meia noite do sábado.




 E na manhã de domingo,  a volta para casa.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RARIDADE - EMOÇÃO DA VELOCIDADE

Esta postagem não tem nada a ver com motociclismo, mas se você gosta da emoção de velocidade não pode deixar de ver.
Em agosto de 1978, há 33 anos, o cineasta Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de um Ferrari 275 GTB e convidou um piloto de Fórmula 1 para fazer um trajeto no coração de Paris, na maior velocidade que ele pudesse. A hora seria logo que o dia clareasse.
O filme só dava para 10 minutos e o trajeto seria de Porte Dauphine, através do Louvre até a basílica de SacreCoeur. Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua no trajeto O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 260 km por hora em certos momentos. O filme mostra-o furando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres, espantando pombos e entrando em ruas de sentido único. O sol nem havia raiado ainda.
O piloto teria sido René Arnoux, ou Jean-Pierre Jarier ?
Quando mostrou o filme em público pela primeira vez, Lelouch foi preso. Mas ele nunca revelou o nome do piloto e o filme foi proibido.
Se você ainda não viu, prenda a respiração e clique no link abaixo.
Se você já viu, veja de novo. Vale a pena curtir a emoção de passear em Paris como se estivesse a bordo de um Ferrari 275 GTB.


Ligue o som e curta ..IMPORTANTE: use fones de ouvido e aumente ao máximo o volume.
Versão Integral... Raridade ...


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ULTRAPASSAGEM PELA DIREITA NORMAL???

Os motoristas/motociclistas de outros estados sempre acham estranho este comportamento tão comum aqui no ES: A ultrapassagem pela direita é normal!

 Até parece que as autoescolas desta região não ensinam que ultrapassar pela direita é infração sujeita a multa e perda de pontos na CNH! 

Este procedimento comum tem ainda um efeito colateral interessante: o condutor normalmente prefere rodar na pista da esquerda, mesmo em baixa velocidade, e não gosta de “abrir” passagem para quem vem atrás. Raramente existe algum que se desvia para a direita para dar a passagem pela esquerda. Assim, quem estiver atrás, se quiser ultrapassar, terá de fazê-lo pela direita. E aí isto foi ficando, foi ficando... E ficou normal!!!




Segundo o CTB – Código Brasileiro de Trânsito - só há possibilidade de ultrapassagem pela direta quando, em pista de mão única, o veículo à frente estiver na faixa totalmente à esquerda da pista e sinalizando o propósito de ingressar à esquerda. 

Em vias de mão dupla a ultrapassagem pela direita é perigosa (caso do artigo 169 - Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.) porque existe o ponto cego à direta do condutor impossibilitando-o de ter máxima visualização do que está à direta.

O que diz o CBT:
Art. 199. Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração média; Penalidade - multa.
Art. 200. Ultrapassar pela direita do veículo de transporte coletivo ou de escolares, parado para embarque ou desembarque de passageiros, salvo quando houver refúgio de segurança para o pedestre: Infração gravíssima; Penalidade - multa.




ULTRAPASSAR PELA DIREITA É INFRAÇÃO E TIRA PONTOS NA CARTEIRA

 Há aquelas situações onde é permitido passar pela direita, mas o que acontece normal e rotineiramente por aqui são ultrapassagens mesmo!



Mesmo já estando à direita, somos obrigados (o que não é normal) a “conferir” pelo retrovisor para qualquer manobra nessa direção, pois sempre há o risco de ter alguém ultrapassando. 

Tente lembrar-se de quantas vezes, estando de motocicleta, no ritmo normal do trânsito, rodando na pista da direita, você já foi repentinamente ultrapassado, pela direita, por algum motoqueiro apressado!

E parece que os jornais adoram  contabilizar os acidentes com motocicletas....