quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ULTRAPASSAGEM PELA DIREITA NORMAL???

Os motoristas/motociclistas de outros estados sempre acham estranho este comportamento tão comum aqui no ES: A ultrapassagem pela direita é normal!

 Até parece que as autoescolas desta região não ensinam que ultrapassar pela direita é infração sujeita a multa e perda de pontos na CNH! 

Este procedimento comum tem ainda um efeito colateral interessante: o condutor normalmente prefere rodar na pista da esquerda, mesmo em baixa velocidade, e não gosta de “abrir” passagem para quem vem atrás. Raramente existe algum que se desvia para a direita para dar a passagem pela esquerda. Assim, quem estiver atrás, se quiser ultrapassar, terá de fazê-lo pela direita. E aí isto foi ficando, foi ficando... E ficou normal!!!




Segundo o CTB – Código Brasileiro de Trânsito - só há possibilidade de ultrapassagem pela direta quando, em pista de mão única, o veículo à frente estiver na faixa totalmente à esquerda da pista e sinalizando o propósito de ingressar à esquerda. 

Em vias de mão dupla a ultrapassagem pela direita é perigosa (caso do artigo 169 - Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.) porque existe o ponto cego à direta do condutor impossibilitando-o de ter máxima visualização do que está à direta.

O que diz o CBT:
Art. 199. Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração média; Penalidade - multa.
Art. 200. Ultrapassar pela direita do veículo de transporte coletivo ou de escolares, parado para embarque ou desembarque de passageiros, salvo quando houver refúgio de segurança para o pedestre: Infração gravíssima; Penalidade - multa.




ULTRAPASSAR PELA DIREITA É INFRAÇÃO E TIRA PONTOS NA CARTEIRA

 Há aquelas situações onde é permitido passar pela direita, mas o que acontece normal e rotineiramente por aqui são ultrapassagens mesmo!



Mesmo já estando à direita, somos obrigados (o que não é normal) a “conferir” pelo retrovisor para qualquer manobra nessa direção, pois sempre há o risco de ter alguém ultrapassando. 

Tente lembrar-se de quantas vezes, estando de motocicleta, no ritmo normal do trânsito, rodando na pista da direita, você já foi repentinamente ultrapassado, pela direita, por algum motoqueiro apressado!

E parece que os jornais adoram  contabilizar os acidentes com motocicletas.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário